• Phillipe Soares

5 coisas que o Talk’n Talk me ensinou

Atualizado: Set 24

E a história por trás desse processo de construção do TNT.


Em outubro de 2016 eu comecei despretensiosamente um projeto para dar visibilidade ao meu trabalho e para conhecer pessoas.


Online e Gratuito.

Essa era a única premissa do encontro que aconteceria todas as terças, às 20h, e se chamaria Tuesday Night Talks como uma inspiração de nomes como o Saturday Night Live.

O TNT então nasceu em 2016.

Para ele começar eu não tive ajuda de ninguém para me dizer como fazer, como estruturar, como trazer pessoas, o formato, ferramenta que eu deveria usar, o tema, onde divulgar.


NADA.


Mas eu comecei com o que tinha em mãos. E esse foi o maior legado que eu tive nos últimos quase 4 anos.


Começar com os recursos que eu tenho em mãos e em mente.

Eu fiz o que precisava fazer para que isso acontecesse. Mas iniciar não foi o mais difícil. E falarei sobre as dificuldades mais abaixo. Basicamente, para cada novo projeto que eu tenho em mente, me pergunto:

O que eu espero disso em 5 anos?

O TNT teve um propósito para começar da forma que começou. A premissa de ser online e gratuito era para dar oportunidade de acesso. E não foram poucas as vezes que alguém me falou para cobrar, que de graça isso não daria em nada. Eu mesmo falo hoje que fazer de graça não dá resultado.


Muito desse discurso é das 99% de vezes que iniciei projetos gratuitos e eles não tiveram o êxito que eu esperava.


De graça não funciona. Ou não funcionava até 2020.

Todos os encontros do TNT até março de 2020 tinham uma média de 3 pessoas por encontro.


Alguns apenas 1 pessoa, mas de forma geral sempre apareciam 2 ou 3 pessoas que eu pescava na internet.


O processo como um todo para que o TNT chegasse ao formato que tem hoje foi especialmente difícil, mas com muito aprendizado.

Mas como que funciona o TNT na prática?


Os encontros do Talk’n Talk não são bem uma aula de inglês. Porque o objetivo não é ensinar estrutura, gramática ou qualquer outra coisa. Não há um plano de aula, muito menos uma estrutura pedagógica.

Para participar, você pode visualizar todos os horários e agenda-los para receber o link por e-mail, além do lembrete de participação.

A partir do momento que você está no encontro ao vivo, você vai perceber que há 1 moderador ou moderadora (ou hosts) que conduzem a conversa para que todas as pessoas pratiquem, independente do nível.


Mas eu sou iniciante, posso participar?


Eu diria que você DEVE participar.


Primeiro que o mundo real onde as pessoas fazem negócios, criam novos laços de amizade e se conectam não é uma sala de aula com turmas divididas entre níveis. O TNT te dá a chance de vivenciar uma imersão no idioma.


Essa imersão é tão rica que logo você vai aprender tantas expressões e vocabulários que, em pouco tempo, seu nível de inglês já terá mudado.


O objetivo dos encontros não é ser uma aula, mas apesar disso você tem a oportunidade de aprender muito! Tanto o reading e writing no nosso chat, como o listening e o speaking nos encontros ao vivo do TNT.

Transformação pessoal

Particularmente, o TNT me transformou como pessoa e aqui vou listar os benefícios reais e concretos desse desenvolvimento pessoal:

  1. Resiliência Essa talvez seja a mais difícil habilidade, porque envolve todas as outras a seguir. E desde 2016, quando o projeto começou, muita insegurança e medo do que poderia acontecer, pois eu não fazia ideia do que poderia encontrar em cada encontro. E é exatamente isso que acontece: não dá para prever nada e isso pode ser assustador. Saber lidar com essa situação incerta foi determinante para a continuidade do projeto.

  2. Comunicação Desde o início da empreitada no inglês eu sabia que ter uma comunicação clara era fundamental para que o projeto chegasse ao maior número de pessoas. E durante os encontros, saber comunicar de forma precisa como os encontros funcionam é a diferença entre uma boa ou má experiência dos participantes. Hoje temos uma estrutura de como começar, como desenvolver e como encerrar cada TNT. E isso tem sido fundamental para melhorar e trazer novidades.

  3. Liderança Nos encontros, sendo um facilitador ou participante, você desenvolve a sua liderança apenas pelo fato de se comunicar com pessoas que não conhece e tambem pela chance de ser responsável por cuidar de um grupo, seja ele inteiro ou em salas menores. E é esse tipo de habilidade que o mercado mais procura. Ao participar do TNT eu percebi como consegui lidar melhor com grupos, ouvir mais as pessoas e sempre procurar entender o ponto de vista contrário ao meu, para poder juntar pessoas de diferentes histórias e perspectivas a se ajudarem e ajudarem os outros.

  4. Inteligência Emocional Não é simples lidar com as emoções e não sei dizer exatamente como fazer, mas eu tenho certeza que participando dos encontros você vai desenvolver e superar algumas situações que antes pareciam complicadas, como se expor num outro idioma, conhecer pessoas novas, ter que lidar com o julgamento alheio e, principalmente, lidar com o incerto. Tenho certeza que se você participa do TNT sabe como é querer participar e não saber o que vai encontrar pela frente, seja do tema ou as pessoas que vão participar ;)

  5. Networking E a parte que para mim é a mais divertidade e importante: fazer conexões que façam sentido. O networking no TNT acontece naturalmente a cada encontro que você participa e tem a oportunidade de ouvir e ser ouvido. É algo mágico que só participando dá para entender como funciona. Pessoas de todos os lugares de Brasil querendo conversar em outro idioma, falar sobre outros assuntos. É uma grande rede que tem só se fortalecido!

E eu poderia citar muito mais coisas que eu aprendi (ops, Ih, Aprendi!?) e que eu serei eternamente grato. Mas, especificamente, esses 6 pontos são os mais claros para mim nesses quase 4 anos de TNT.


Nossos encontros acontecem todos os dias com o objetivo de juntar pessoas em torno de temas que são de interesse de todos.

Tudo gratuito para te dar a chance de se conectar com pessoas do mundo inteiro, falar sobre você e gerar oportunidades para toda a comunidade.


Quer participar?

Acesse o site do TNT e navegue nesse novo mundo de aprendizados. https://ihaprendi.com/tnt/


Cheers, Phillipe


#ihaprendi #talkntalk #aprendizado #inglês