5 Motivos para você pessoa desenvolvedora estudar Inglês!

Atualizado: Nov 22

Sabia que aprender a falar inglês pode te ajudar a programar melhor? Confira os benefícios que o idioma pode te oferecer!




Introdução

Eu sempre digo que não comecei minha carreira profissional como um desenvolvedor, ao contrário disso migrei para a engenharia de software há pouco tempo e mesmo assim escutava feedbacks positivos dos meus colegas de trabalho que diziam que eu estava aprendendo rapidamente e posso dizer que o inglês me ajudou muito nesse processo.


LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO



O primeiro e mais óbvio motivo é que o inglês é a linguagem universal e por essa razão a maioria das palavras reservadas nas linguagens de programação são palavras em inglês como por exemplo: do, while, if, switch, try, catch, etc. Lembro que no começo eu me deparava com algumas sintaxes que nunca tinha visto antes e podia entender a sua finalidade por causa do inglês.


Imagine o seguinte cenário, se você conhece zero palavras em inglês e começa a aprender a programar é natural que você olhe para a sintaxe das linguagens e veja um monte de palavras sem sentido.


Por outro lado uma pessoa que fala inglês e começa a aprender a mesma linguagem vai intuitivamente advinhar a finalidade de muita coisa por causa das palavras que citei anteriormente, por exemplo no código abaixo vemos a estrutura while e lemos assim: enquanto n for menor que 5, faça algo…





BUGS



Outro ponto importante é a correção de bugs. rsrs


Os bugs acontecem a todo momento quando estamos programando seja por digitar algo errado, por esquecer um ‘;’ ou ainda por erros de lógica. O fato é que se você sabe falar inglês, com certeza vai conseguir ler e entender a mensagem de erro que o seu compilador vai informar e por isso vai economizar muuuuito tempo.


Eu ja perdi a conta de quantos bugs corrigi na minha vida mas me lembro que muitos deles consegui resolver só lendo o aviso do compilador, obviamente algumas vezes nos deparamos com problemas específicos de um framework, alterações de sintaxe ou até incompatibilidade de libs, ambiente etc. Nessas situações se você tiver que pesquisar na internet posso te dizer uma coisa:


Se você não encontrar a solução para o problema em inglês você dificilmente vai encontrar em outro idioma. ( FATO )


Além disso você pode até usar um tradutor em alguns casos e ir se virando sem saber inglês, mas além de perder mais tempo no processo de troubleshooting, outras situações vão exigir que você escute um tutorial em inglês sem legenda ou dublagem e ai você vai ficar na mão.



Crescimento pessoal




Outro motivo que pode passar despercebido para muita gente é o desenvolvimento pessoal que adquirimos à medida em que aprendemos outro idioma isso acontece porque temos contato com novas culturas, costumes, realidades, etc.


Além disso o aprendizado de um idioma nos ajuda a ter a mente “aberta” para recepcionar o “diferente” com mais tolerância e empatia. Sem falar na troca de experiências com pessoas de outros países que nos proporciona muitos aprendizados.



informação



Atualmente dizemos que o conhecimento é poder, quem trabalha com tecnologia sabe que precisamos estudar e aprender novas tecnologias diariamente, se voce conheceu algum framework hoje é muito provável que ele fique obsoleto daqui a alguns anos.


Nesse contexto estar atualizado nos permite um preparo melhor para o mercado de trabalho pois podemos aproveitar as melhores ferramentas disponíveis para resolver os problemas do dia-a-dia. Ter o domínio do inglês te permite ler artigos, fazer cursos, treinamentos e até mesmo participar de challenges junto aos melhores profissionais do mundo.


Grande parte das produções técnicas e acadêmicas são feitas em inglês. Isso acontece porque a maioria dos especialistas escolhe o inglês para transmitir seu conhecimento ja que é a língua oficial de muitos paises desenvolvidos, além disso algumas instituições de ensino também exigem que os alunos escrevam seus trabalhos em inglês.


Por ultimo quem domina a língua pode ter acesso às ultimas novidades, releases, features, frameworks, etc diretamente na fonte e em primeira mão.



Estudar e trabalhar no exterior



Com a aceleração das startups e a automação da industria 4.0 esta ficando cada vez mais difícil encontrar talentos em tecnologia não só no Brasil como em muitos outros paises. A diferença é que a maioria dos paises mais desenvolvidos estão importando esses profissionais de outros. Na internet existem diversas plataformas dedicadas a conectar profissionais ao redor do mundo à vagas e oportunidades de trabalho em outros países.


E não precisamos ir muito longe, você pode perder uma oportunidade de assumir um projeto internacional dentro da sua empresa atual, por não estar preparado ou não ter o nível de fluência exigida para esse desafio.


Se você ainda esta esta se capacitando para o mercado de trabalho saiba que o inglês também pode te auxiliar a fazer um Intercâmbio ou estudar nas melhores universidade do mundo. Já imaginou estudar no MIT, Stanford, Caltech, etc?


Certamente essas experiências podem te ajudar a ampliar seu conhecimento e te diferenciar no mercado de trabalho proporcionando melhores oportunidades e salários.


Por hoje é só, espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma, se você gostou não perca tempo e comece a praticar em:


https://www.ihaprendi.com/tnt


Fotos:

Markus Spiske, Waldemar Brandt, Emile Perron, Ravi Roshan, matthew Feeney, Marten Bjork at Unsplash