• Manuela Vinagre

Programação para os pequenos

Atualizado: Out 11

E por que não para os grandes?

Já reparam como essa nova geração de picurruchos já nasce sabendo o que é touch screen? E pior, já deslizam o dedinho pela tela e sabem exatamente onde tocar para chegarem até a Galinha Pintadinha no YouTube. Fico impressionada com tamanha desenvoltura.


Durante a quarentena resolvi que ia aprender a programar, ou pelo menos aquele básico do básico. E quando estamos determinados a algo, parece que as coisas fluem e convergem para um mesmo ponto. E foi isso que aconteceu comigo. Me marcaram num post sobre um Hacking de Carreira que a WoMakersCode, a maior comunidade de tecnologia da América Latina formada só por mulheres, iria ministrar e me inscrevi. Ah! Detalhe, eu descobri o TNT por causa de uma dica preciosa no grupo do Telegram da WoMakersCode! Como eu disse lá em cima, tudo flui!


Na primeira palestra, que era sobre Inteligência Artificial e carreira em tecnologia, a palestrante comentou sobre a importância de ensinar Ciência da Computação às crianças desde cedo e mostrou um site superinteressante chamado Code.org, que é “uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à ciência da computação em escolas e aumentar a participação das mulheres e das minorias não representadas.” Quando terminou a palestra entrei no site e foi amor à primeira vista e espero que vocês sintam o mesmo!


Como sempre achei curioso essa geração já ser tão intuitiva e familiarizada com o uso das tecnologias fiz uma pequena pesquisa sobre a relevância do ensino desde os primeiros anos e achei cinco razões para incentivar os pequenos a entrarem nesse mundo, mesmo notando-se que tenham aptidões para outras áreas, porque o futuro está intrinsecamente a tecnologia. São elas:

#1

Desenvolve o raciocínio lógico: estimular as crianças a serem criadoras de tecnologias exercita e incentiva a habilidade de encontrar respostas, por meio de pensamentos coerentes.


#2

Estimula a criatividade: programar incita o potencial criativo dos picurruchos, uma eficaz ferramenta que os estimula, de maneira divertida, a explorarem suas capacidades.


#3

Desperta o empreendedorismo: a demanda do mercado de tecnologia por bons programadores cresce cada dia mais e mais. Em alguns anos, saber programar em nosso século, será tão importante quanto ler e escrever foram no século XX, o que expandirá ainda mais as oportunidades para profissionais da área.


#4

Auxilia na solução de problemas: para programar é preciso compreender a estruturar o pensamento de forma clara e objetiva, para que a máquina possa entender o passo a passo (que é como uma receita de bolo, se você inverter a ordem de algum ingrediente algo pode dar errado!) e executar corretamente as ordens do programador. Tal exercício diário, desenvolve habilidades utilizadas para solucionar problemas corriqueiros com mais naturalidade e rapidez.


#5

Desenvolve o trabalho em equipe: a construção de softwares é baseada na forte interação e comunicação entre os membros participantes do projeto, o que implica em troca de conhecimento e capacidade de ouvir. Utilizar positivamente as tecnologias disponíveis por meio do ensino e orientação às crianças é uma poderosa arma para a construção de uma sociedade melhor.

Com essas razões em mente, que tal parar uma horinha com os pequenos no computador para divertirem-se juntos, crianças e responsáveis, ao mesmo tempo em que aprendem? Como não tenho filhos, e pretendo continuar assim, eu me entretenho (e aprendo demais, principalmente no quesito raciocínio lógico!) nessa plataforma. Indico a todo responsável que conheço, poderia ser embaixadora desse projeto lindo demais! Lá vocês encontrarão desafios para crianças desde o 4 anos de idade! Mas tem projetos até 18+!


Quanto mais inseridos nesse mundo louco que muda num piscar de olhos, maiores serão as chances de se tornarem os protagonistas das mudanças que o nosso mundo doente precisa. Que os miúdos de hoje possam ter a oportunidade de viver o amanhã com a cabeça mais aberta, pensamento mais crítico e discernimento para tomada de decisões do que os líderes de hoje.

#ihaprendi #programação #aprendizado