Um balanço de 2020

E antes de começar, preciso dar o contexto de 2019.

Comecei o ano voltando a ser quem eu era, depois de uma queda que me levou ao chão e me deixou sem perspectivas.


Quebrei em 2019 e tive que voltar pro mercado e procurar um emprego.


Não só consegui um emprego como Community Manager na Lobby, como entrei no melhor time que eu já pude sonhar em trabalhar.


Bia Martins, Emiliano Agazzoni, Leandro Costa, Pedro Paulo Cardoso e Simon Johansen.


Essas foram as pessoas que me resgataram em 2019 e que eu tive o prazer de iniciar 2020.

Mas chegou 2020 e toda a animação foi dando lugar a preocupação, medos e incertezas sobre o futuro. Ninguém sabia o que tava acontecendo direito. Veio o home office e todo mundo foi viver e trabalhar de dentro de suas casas.


Eu vinha do home office individual entre 2016 e 2019 e "já sabia" o que me esperava ao trabalhar em casa. Ter um time como o da Lobby me ajudou nessa transição, apesar das várias mudanças e um sentimento de que eu não sabia bem o que fazer com todas aquelas novas informações do novo formato de trabalho dentro do time.


Março foi um mês desafiador, mas também foi o mês que voltamos com os encontros gratuitos do TNT. Entretanto o que eu não esperava era o alcance e tamanho que todo aquele projeto iniciado em Outubro de 2016 iria tomar.


O que era 1 encontro por semana se tornou 2, 5, 10, até chegar em 40 encontros gratuitos que não tinham apenas Inglês, mas também Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Marketing, Programação, Meditação, Yoga e Arteterapia. TUDO DE GRAÇA.


Todo esse crescimento veio aos poucos. E eu tive que crescer, me adaptar e entender o meu novo papel.

Ah, eu fui desligado da Lobby no fim de Abril de 2020. Apesar da tristeza em deixar o time mais legal e que eu mais gostei de trabalhar, eu estava preparado para voltar as atividades na Ih, Aprendi!

Foi uma nova experiência ter que lidar com vários encontros e, pela primeira vez de forma mais estruturada, ter um time de facilitadores para puxar mais encontros.


Se você participa do TNT, fique sabendo que o formato que tem hoje, com divisão de salas, perguntas, etc. não existia antes de 2020. Surgiu por necessidade mesmo.


O que era um encontro com no máaaaaximo 7 pessoas, acabou se tornando um encontro com 50, 60 e um pico de 80 pessoas em um único TNT. E ter que aprender a lidar com essa quantidade de pessoas, além de pensar em toda a organização e trazer pessoas para ajudar os encontros a crescerem, foi um dos desafios mais gostosos que eu passei esse ano.


Nos organizamos e criamos oficialmente uma comunidade de aprendizados chamada Talk'n Talk, popularmente chamada de TNT.


O TNT é hoje o espaço mais democrático e gratuito que eu conheço para se conectar com pessoas do mundo inteiro, praticar idiomas, aprender novas habilidades como marketing e programação, além de poder cuidar da saúde mental.


RESULTADOS

Esse ano foi quando começamos a analisar os números da comunidade. E quero compartilhar com vocês alguns dos números que alcançamos juntos.


Até o momento em que escrevo esse post foram 829 encontros sendo que 717 foram apenas em 2020. Desses encontros esse ano, tivemos a participação de 11537 pessoas totalizando 1 milhão 328 mil e 675 horas distribuidas ao longo do ano.


Toda essa estrutura em torno da Ih, Aprendi! me fez conhecer os meus melhores amigos hoje. Pessoas que eu não conheço pessoalmente (ainda), mas que eu me sinto tão próximo e com um vínculo tão forte que chego a ter mais ligação que as amizades que tenho aqui em São Paulo.


Pessoas da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Goias, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, dentre outros estados são os lugares onde meus melhores amigos e amigas residem.

Nenhum em São Paulo*, vale dizer (até semanas atrás quando o querido Pedro Gama se mudou para cá).

Além disso, pude sobreviver e passar o ano ileso com meus pais e meus avós com boa saúde. Esse foi o maior presente (e também a maior preocupação do ano).


Só tenho o que agradecer o que foi esse ano de 2020. Muitas perdas, muitas restrições e muitos desafios, mas tudo se encaixando, pessoas aparecendo para ajudar e uma comunidade se apoiando, encorajando uns aos outros para passarmos por essa turbulência com menos medo e preocupação.


Eu tenho muita sorte e privilégio de conhecer tanta gente incrível. E quero agradecer a cada um que passou na minha vida esse ano. Tenho certeza que se não tivesse te conhecido, com certeza me faltaria um pedaço agora, nesse momento que estou escrevendo.


Muito obrigado por acreditar no sonho da Ih, Aprendi!, me ajudar a passar por esse momento e as várias conversas nos encontros do TNT. Em 2020 vamos crescer ainda mais com o sonho de chegar cada vez mais perto das 24 horas diárias e gratuitas de aprendizados. Um baita desafio, mas que vai ser interessante buscar esse ano.


E se você ainda não participou, preste atenção que voltaremos aos poucos a partir de 18/01/2021.


Já estou com saudades!

Boas festas e um 2021 com muita saúde para todos nós!


133 visualizações2 comentários